Sunday, August 15, 2010

Publicidade infantil é covardia

Aqui em casa temos algumas regras sobre o tempo de televisão que meu filho pode assistir. Também, porque podemos nos dar ao luxo de ter DVR, gravamos previamente os programas que ele mais gosta (e, claro, que aprovamos), assim podemos pular os comerciais de produtos. Um tempo atrás, numa viagem a Chicago, chegamos ao hotel cansados e ligamos a TV . Embora não tivéssemos nos dado conta, aquela foi a primeira vez que André viu uma rodada inteira de comerciais, durante um desenho animado. Eu e meu marido observamos como ele parecia absorto por uma das chamadas publicitárias e ficamos atônitos quando, assim que o tal anúncio terminou, ele se virou pra gente e disse: “Eu quero esse brinquedo!:” Juro que é fato verídico. Poderia constar de um estudo sociológico e, tenho certeza de que não seria o único caso.
Lembro que adorava quando a TV Cultura não tinha comerciais e a criançada podia ver programas de qualidade, sem o lobo da publicidade à espreita. Sempre achei cruel ver a forma acintosa como os programas da Xuxa atiravam comerciais de iogurte, boneca, de qualquer coisa, na face de crianças pobres, que, estou certa, compunham a maioria de seu público.
Por tudo isso, gostei de ver que há um manifesto na net contra essa prática publicitária ofensiva e nociva, que tem como alvo a vulnerabilidade infantil. Mesmo que você não tenha filhos, vale a pena visitar o site http://www.publicidadeinfantilnao.org.br/ , ver o vídeo sobre o assunto e assinar o manifesto. Eu já o assinei. E encorajo meu poucos e queridos leitores a passar a ideia adiante.
Em nome de todas as crianças que você ama.
Paz!

No comments: