Friday, April 22, 2011

Ao Redor do Mundo: Leituras em Português

Acaba de sair um livro que reúne textos de professores de português, estudantes e gente interessada no aprendizado da língua e da cultura lusófona, em geral. Para comprar ou simplesmente saber mais sobre o livro, clique aqui . O livro sai pela Atlantico Books, cuja dona, Elena Como, é apaixonada pela nossa cultura e nossa língua, aparentemente em todas as suas variantes.

A ideia é que o livro sirva como um reader  para alunos de português nos Estados Unidos e embora cada texto tenha um tom e um tema, a diversidade parece interessante, porque oferece várias formas de uso em sala de aula. Eu também contribuí com um texto, uma amostra de uma pesquisa que iniciei com uma bolsa, David Rockefeller Center for Latin American Studies Library Scholar Summer Grant, em 2009, que me permitiu ficar um mês em Boston, acessando as coleções das bibliotecas de Harvard. O texto se chama “Homens de letras, mulheres de papel: a delicada relação entre escritores e leitoras no Brasil do século XIX”e,  embora o tema seja acadêmico, eu me esforcei para que a leitura fosse bem acessível .Espero ter acertado a mão. Mas há, como disse, narrativas de gêneros distintos e para diferentes gôstos.

Este é o segundo livro lançado pela Elena e eu espero que o trabalho possa se profissionalizar mais e mais, abrindo espaço para várias outras publicações.Quem ensina português por aqui sabe que a carência de material didático ainda é grande na nossa área. Um outro detalhe superlegal é que a capa do livro é de Anne Popiel, uma ex-aluna que além de línguas e arte, ainda navega por filosofia e dança. Confira!

3 comments:

Elena with Atlantico Books said...

Adorei o post, Selma! "Ao Redor do Mundo" já foi a alguns lugares interessantes no mundo--mandamos o livro para colaboradores nos EUA, Mozambique, Portugal, Brasil, Alemanha, Austria, e Espanha!

Raquel Ribeiro said...

A capa eh linda. O conteudo, se tem sua participacao, deve ser otimo :)
Parabens, amiga!

Selma said...

Obrigada, Elena e Raquel. Vamos torcer para o livro emplacar!